segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

me what? no, you boy! # 02

Enquanto assistia ontem a Slumdog Millionaire (Danny Boyle. Índia/Inglaterra, 2008), sobre a história de um jovem analfabeto de Mumbai que decide participar de um programa de perguntas e respostas com a intenção de reencontrar a garota que ama, não raras vezes eu tentava esboçar uma palavra ou uma expressão que, ainda que de maneira subjetiva, pudesse definir as minhas impressões em relação ao filme.



Por volta dos primeiros 40 minutos do longa, a palavra veio. E veio em inglês: honest. Aquilo era an honest movie. Era um filme simples, verdadeiro, comovente e muito bem realizado, tanto no que se refere à linda fotografia, que ficou a encargo de Anthony Dod Mantle, antigo parceiro de Doyle em outros filmes, como O Extermínio, quanto à trilha sonora, composta por A. R. Rahman e com a participação da sempre ótima M.I.A e dos ingleses do Ting Tings.

Dos diversos pontos altos do longa, que vão da atuação de Dev Patel, como o crescido Jamal Malik, à escolha do ponto-de-vista inusitado de como um analfabeto sem grandes pretensões consegue ir tão longe dentro do programa “Quem quer ser Milionário?”, é nas memórias de infância que o filme tem seu desenvolvimento pleno e mais acertado com as excelentes atuações infantis que Slumdog proporciona.



Mas, mais do que questões técnicas, que, sim, ajudam qualquer trabalho a se tornar primoroso, a paixão com que os atores, crianças e adultos, e os diretores do longa, da fotografia, da arte e da trilha sonora propõem suas perspectivas é que faz um trabalho primoroso tornar-se memorável.



Slumdog Millionaire, dos grandes filmes que estrearam na temporada do final de 2008 e início de 2009, é, de longe, o trabalho mais bem acabado e, sim, o mais memorável.

4 comentários:

  1. Eu estou bem curioso para ver este filme... ele tem gerado vários comentários, e nada melhor que assistir a este tipo de filme para dar opinião própria.
    abção!
    Gus
    http://www.tchubaduba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. vc contou q ele ganha a maior quantia do "who wants to be a milionaire!" :O
    seu chato! nem vou mais assistir!

    mentira! to curiosíssimo! ainda mais depois da sua resenha! =]

    ResponderExcluir
  3. esclarecendo: a maior quantia já paga no programa... nao o prêmio máximo...
    grato!

    uhauhahahu

    ResponderExcluir
  4. Tá, dá pra pararem de dar spoilers pelos comentários?!? ò.ó
    E q inveja, eu tô sem placa de som no pc e tenho q esperar chegar nos cinemas esse filme pra ver se merece mesmo ser o favorito a melhor filme do ano, q foi o q li em algum lugar

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin